Os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Unicampo estão elaborando um “Projeto de desenvolvimento regional e sustentabilidade socioambiental” e as sublinhas de ecologia e sustentabilidade. O Projeto visa a produção de modelos de dissipadores de energia de águas pluviais que atendam as condições da paisagem atual, especialmente as características topográficas, hidráulicas e geológicas, além do desnível a ser transporto.
Estes deveram ser mais eficientes na redução da velocidade de saída em um regime adequado e, consequentemente, na estabilidade do corpo receptor no ponto de lançamento da própria obra, dessa forma preservando o equilíbrio do ecossistema construído e o natural.
A professora Lucimara Liberali que supervisiona o projeto falou a respeito - “Considerar-se-á as potencialidades partindo do diagnóstico das condições físicas, bióticas e antrópica da mesorregião centro ocidental paranaense e microrregião de Campo Mourão, visando a produção de inovações tecnológica e sua aplicação no atendimento às demandas da sociedade, em diferentes contextos socioeconômicos, culturais e ecológicos, possibilitando soluções ambientalmente sustentáveis.