Para acessar o Portal Acadêmico, escolha:

Professores podem recuperar a senha na secretaria da Faculdade Unicampo

Esqueci minha senha

Carregando, por favor aguarde...

CPF de aluno não encontrado, por favor verifique e tente novamente.

Voltar

Seus dados de acesso foram enviados para o seguinte e-mail:

Caso este não seja o seu e-mail clique aqui e nos informe os dados corretos

A FACULDADE QUE UNE TALENTOS

Unicampo Notícias

Curso de Arquitetura e Urbanismo é aprovado para a Faculdade Unicampo

Curso de Arquitetura e Urbanismo é aprovado para a Faculdade Unicampo

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) publicou no Diário Oficial da União, portaria 605, do dia 13 de outubro, a aprovação do curso Superior de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Unicampo. Durante a inspeção, foram avaliados vários itens como a organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura.

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicampo tem como objetivo a formação de profissionais com habilidade de projetar e organizar espaços urbanos e edificados unindo estética, conforto e funcionalidade. É o Arquiteto e Urbanista que projeta, pensa, analisa e desenha ambientes externos como espaços urbanos, espaços paisagísticos e edificados, além de atuar em ambientes internos como edificações, interiores e mobiliário.

Tudo isso levando em consideração diversos fatores como a disposição dos objetos, ventilação, conforto, iluminação, acústica, ergonomia, acessibilidade, entre outros aspectos sociais e humanos. Desde o primeiro semestre, o aluno na Unicampo já participa de atividades que o coloca em contato com a atuação do profissional, por meio de matérias teóricas e práticas. Disciplinas como Desenho Arquitetônico, Meios de Expressão e Representação, Projeto Arquitetônico, entre outras, compõem a matriz curricular da graduação.

O arquiteto-urbanista formado pela Unicampo será um profissional capaz de intervir no espaço construído e/ou simbólico, transformando-o. Para isto, busca-se prover uma sólida instrumentação e sensibilização crítica para a análise, concepção e a representação em várias escalas e em situações de intervenção; o conhecimento dos sistemas construtivos e sua adequação cultural, econômica e socioambiental; o conhecimento dos sistemas estruturais e das instalações prediais com suas repercussões nas soluções projetuais, além dos demais conhecimentos técnicos necessários à prática projetual previstos nas atribuições profissionais.

O diretor geral da Faculdade Unicampo, Renato Pacholek, ressaltou a importância do novo curso. “O Curso de Arquitetura vem preencher uma nova área de abrangência da Unicampo; é um curso de abrangência regional e vem sendo trabalhado pela área técnica da faculdade há vários anos e agora chegou o momento da implantação, da vinda dos alunos, da oferta de um serviço de primeira qualidade como tem sido a tônica de todos os cursos ofertados pela Unicampo. Esperamos ofertar um curso de ponta, bem equipado, com equipe técnica bem preparada, que corresponda aos anseios dos acadêmicos e que possamos formar excelentes profissionais dentro da área de arquitetura e urbanismo.

O diretor acadêmico da Faculdade Unicampo, Ademilson Vedovato Cavalcanti, também falou da chegada do novo curso. “O curso de Arquitetura e Urbanismo vem para consolidar a missão da Faculdade Unicampo, que desde o início de suas atividades, se propôs a atuar nas mais diversas áreas do saber, buscando sempre atender as demandas de Campo Mourão e região na formação profissional e humana de nossos acadêmicos e egressos. As expectativas para o curso são as melhores, pois confiamos no nosso projeto pedagógico e nos profissionais que estão conosco desde o início, propondo e organizando o curso em conjunto com a Faculdade Unicampo.

O coordenador do curso, André Pintro, destacou sobre o diferencial que o curso proporcionará para o acadêmico “O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicampo vem com uma nova proposta, são 04 anos, e não 5 como em outras instituições, e a nossa carga horária segue todas as exigências do Ministério da Educação. É um curso complexo, com uma matriz curricular atual, voltada para o desenvolvimento de competências essenciais para a formação dos nossos alunos, por meio de disciplinas práticas. E a partir do 2º ano, o aluno já terá contato direto com o mercado de trabalho pelo estágio obrigatório. Além disso, outro diferencial é que o curso será ofertado em dois períodos, tanto diurno, quanto noturno”.

André ressaltou sobre o mercado de trabalho na área de Arquitetura e Urbanismo “A arquitetura é uma carreira com perfil generalista, permitindo ao profissional diversos campos de atuação. O Arquiteto tem um grande leque de oportunidades no mercado de trabalho, podendo trabalhar em escritórios e construtoras, com projetos arquitetônicos residências e institucionais; projetos de interiores e paisagísticos; projeto e planejamento urbano; prefeituras; gestão de obras; docência; podendo também prestar concursos. Em tempos de crise, o profissional pode facilmente se adaptar e atuar nas mais diversas áreas”.

Notícias Relacionadas

Receba a
Unicampo Notícias

Carregando...
Indique seu amigo