Para acessar o Portal Acadêmico, escolha:

Professores podem recuperar a senha na secretaria da Faculdade Unicampo

Esqueci minha senha

Carregando, por favor aguarde...

CPF de aluno não encontrado, por favor verifique e tente novamente.

Voltar

Seus dados de acesso foram enviados para o seguinte e-mail:

Caso este não seja o seu e-mail clique aqui e nos informe os dados corretos

A FACULDADE QUE UNE TALENTOS

Unicampo Notícias

Faculdade Unicampo realiza há oito anos atendimentos especiais aos estudantes

Faculdade Unicampo realiza há oito anos atendimentos especiais aos estudantes

Há oito anos a Faculdade Unicampo por intermédio do Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE), preocupada com seus acadêmicos, realiza diariamente atendimentos às pessoas que precisam do AEE (Atendimento Educacional Especializado), ou que estejam passando por alguma dificuldade de aprendizagem.

Desde 2010 a Faculdade tem à disposição dos acadêmicos, além do corpo docente e técnico-administrativo, um profissional especializado em psicopedagogia e outro intérprete em Libras, para auxiliá-los.

O Núcleo de Atendimento ao Estudante, com seus profissionais, tem como objetivo desenvolver atividades didático-pedagógicas de atendimento e apoio ao estudante dos diferentes cursos, como: orientação pedagógica e avaliação psicopedagógica, recuperação de estudos (nivelamento), atendimento e encaminhamento psicológico, atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais e o acompanhamento e envolvimento dos egressos da UNICAMPO.

A coordenadora pedagógica e primeira coordenadora do NAE, Eliane Guadagnin Rais, falou da importância do setor: “Os acadêmicos iniciam a graduação com a preocupação do NAE em transmitir todos os procedimentos que tratam da vida acadêmica destes na Faculdade. Também direciona sua intervenção para diminuição de evasão, atendimento especial para acadêmicas gestantes em sala e com licença maternidade, acadêmicos com atestado domiciliar, acompanhamento de acadêmicos transferidos e com disciplinas pendentes”.

Já no processo de atendimento educacional especializado, o trabalho psicopedagógico é direcionado aos que apresentam deficiência visual (cegueira e baixa visão), surdez, dislexia, dificuldades de aprendizagem em relação à interpretação dos conteúdos curriculares, organização de projetos e elaboração de textos conforme os gêneros solicitados. “Também os acadêmicos avaliados com altas habilidades/superdotação são acompanhados em conjunto com o corpo docente para que estes participem em monitorias, projetos de extensão e pesquisa científica, eventos culturais e esportivos”. Disse Eliane.

O acompanhamento dos egressos iniciou com ações pelo NAE em 2012, após formatura dos acadêmicos dos cursos de Gestão Comercial e Gestão de Cooperativas. A Faculdade tem como prática convidá-los para os eventos internos, e também para realizarem entrevistas sobre sua vida profissional aos acadêmicos que estão cursando, entrevistas para a revista “Informativo UNICAMPO”. Podemos explanar que, desde a formação destas turmas, o ingresso no mercado de trabalho dos egressos nas empresas, associações comunitárias e cooperativas e prefeitura da cidade e região, a aprovação em concursos regionais por estes, abertura de seus próprios espaços para atuação profissional. Este resultado tem proporcionado analisar como potencialidade os trabalhos didático-pedagógico e institucional oferecido pelos cursos de graduação e pós-graduação da UNICAMPO.

Hoje a coordenadora do NAE é a professora Tania Caetano que atende diariamente os acadêmicos da Instituição. “O NAE tem papel importante no cotidiano dos alunos, apoiando e orientando em suas dificuldades, buscando integrar nos diversos grupos de forma geral. É um trabalho que requer muita atenção com os alunos, percebendo e atuando nos campos de atendimento destinados ao NAE: Atendimento pedagógico, psicopedagógico aos alunos com necessidades educacionais especiais.

NAE - A Faculdade União de Campo Mourão a fim de promover a assistência ao discente, de acordo com o que preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº 9394/96) criou o Núcleo de Atendimento ao Estudante a fim de desenvolver atividades didático-pedagógicas de atendimento e apoio aos estudantes dos diferentes cursos.

As ações de Atendimento ao Estudante são divididas em quatro eixos com ações independentes, porém complementares, que são: atendimento pedagógico, atendimento psicopedagógico, atendimento ao aluno com necessidades educacionais especiais, programas e ações de nivelamento.

Notícias Relacionadas

Receba a
Unicampo Notícias

Carregando...
Indique seu amigo