Ao contrário do que muitos pensam, a formação no curso de direito não se limita à atuação nos tribunais. Na verdade, são muitas áreas em que o egresso ou bacharel em direito pode atuar após concluir os cincos anos de estudos na Faculdade.
Além da advocacia, as áreas de atuação do bacharel são: Acadêmica, ministrando aulas de diferentes disciplinas — como Direito Empresarial, Penal, Civil, Ambiental, Administrativo, Constitucional, dentre outras, para o ensino superior; Atuação na Magistratura, Promotoria, Desembargador em Tribunais, Defensoria Pública, Analista Judiciário, Oficial de Justiça, Delegado de Polícia, Policial Civil ou Militar, Escrivão da Policia Civil, Diplomata.
O curso de Direito da Unicampo está direcionado justamente ao atendimento destas demandas, pois o ingresso na carreira profissional e das demais existentes nas áreas jurídicas está implicitamente relacionado com a capacitação de questionamentos relativos ao Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como, aos concursos públicos, testes e processos.
A coordenadora do curso de Direito da Unicampo, Vânia Teixeira, fala dos campos de atuação na área jurídica em que o bacharel poderá exercer sua formação “O mercado de trabalho atualmente é amplo e exige cada vez mais do bacharel um posicionamento crítico, horas dedicadas aos estudos e muita leitura. A conjugação desses fatores aumenta o potencial profissional do aluno, bem como, ocasiona seu destaque no mercado de trabalho e nas classificações dos concursos públicos. A Unicampo possui metodologia de ensino voltada ao conteúdo teórico e profissional, fazendo com que o aluno realmente assimile o conteúdo e tenha segurança para atendimento prático-jurídico, e não tão somente em peticionamentos teóricos”.