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Professora da Unicampo cursará parte do doutorado na Universidade de Montreal, no Canadá

Professora da Unicampo cursará parte do doutorado na Universidade de Montreal, no Canadá

A professora da Faculdade Unicampo, Rovana Kinas Bueno, cursa na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) doutorado em Psicologia sobre as repercussões da relação de ativação pai-criança e do funcionamento familiar no comportamento da criança pré-escolar em famílias biparentais. Trata-se de uma pesquisa que está inserida em um projeto maior do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil (NEPEDI) e do Laboratório de Psicologia da Saúde, Família e Comunidade (LABSFAC), intitulado “Envolvimento paterno no contexto familiar contemporâneo II”.

Esse projeto, que conta com o envolvimento de professores, doutorandos, mestrandos e graduandos dos referidos laboratórios, dá continuidade para uma parceria iniciada entre a UFSC, e duas universidades canadenses: a Universidade de Montreal (UM) e a Universidade do Quebec em Montreal (UQÀM). Trata-se de uma pesquisa quanti-qualitativa, em que participaram 171 famílias da região sul do Brasil. Cada participante da pesquisa respondeu a diversos questionários para contemplar os fenômenos estudados. Além disso, 12 famílias participaram também de observações realizadas na UFSC.

Para dar seguimento às análises da pesquisa, a professora fará parte do doutorado (“doutorado sanduíche”) na Universidade de Montreal. Para isso, ela ganhou uma bolsa de cinco meses da CAPES. A professora afirmou que, dentre os três fenômenos que estuda para construir a tese, irá trabalhar no Canadá principalmente com a “relação de ativação”, a qual, segundo ela, refere-se ao vínculo afetivo entre pai e criança que favorece a função paterna de abertura ao mundo (relacionada à autonomia). Rovana ainda explica “A relação de ativação trata-se de uma teoria relativamente recente, desenvolvida pelo professor Dr. Daniel Paquette e sua equipe. Esse professor elaborou também questionários e um procedimento observacional estruturado de como acessar essa relação de ativação. Esses questionários e esse procedimento observacional foram replicados, no Brasil, em nossa pesquisa (e o protocolo de observação além de adaptado, foi também aprimorado), e é com esse professor que irei trabalhar no exterior e discutir minha tese”.

Rovana também fala dos resultados “Alguns resultados prévios indicam que nossos dados estão corroborando os estudos já realizados no Canadá, mas meu estudo é o primeiro que articula a relação de ativação com o funcionamento familiar (e os comportamentos da criança). Na verdade, essa tese é uma união de minhas três grandes paixões na Psicologia, que são o envolvimento paterno (explicitada pela relação de ativação pai-criança), as relações familiares (investigada por meio do funcionamento familiar) e o desenvolvimento infantil (cujo recorte foi feito sobre os comportamentos da criança). Eu poderia falar páginas e mais páginas sobre o assunto, mas para não ficar cansativo, fico à disposição de quem tiver interesse, para conversar mais a respeito e indicar publicações sobre o assunto.”

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