Diversas ações estão sendo preparadas em Campo Mourão para comemorar, no próximo mês de setembro, os 60 anos do reconhecimento da profissão de Administrador no Brasil. À frente da iniciativa local estão instituições de ensino superior que oferecem graduações na área e a Seccional Regional do Conselho Regional de Administração (CRA-PR).
Há poucos dias, representantes da Faculdade Unicampo e da Unespar – Campus Campo Mourão reuniram-se com o prefeito do Município, Douglas Fabrício, para discutir ações com o objetivo de marcar a data. Várias atividades foram propostas no encontro e a programação comemorativa que será desenvolvida ao longo do próximo mês em Campo Mourão deve ser anunciada nos próximos dias.
A reunião com o chefe do executivo mourãoense contou com a participação de Adalberto Dias de Souza (representante do CRA-PR e professor da Unespar) e Penha Santos (gestora da Faculdade Unicampo e professora da Unespar). Também participaram os professores João Marcos Borges Avelar, Marcos Junio Ferreira de Jesus (vinculados ao CRA-PR e professores da Unespar local). Como convidados participaram o economista Sérgio Luiz Mybuk (professor da Unespar/Campo Mourão e Nivalda Sguissardi (do Sindicato dos Bancários de Campo Mourão).
A Faculdade Unicampo – que oferece os cursos de Gestão Comercial, Gestão de Cooperativas e de Gestão de Recursos Humanos – será parceira da realização das comemorações, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional e com a valorização da educação e das profissões que transformam a sociedade
A profissão
A profissão de administrador é ampla e multifacetada, abrangendo diversas áreas de atuação e responsabilidades dentro de organizações públicas e privadas. O administrador é essencial para o bom funcionamento de qualquer empresa, atuando no planejamento, organização, direção e controle dos recursos e processos.
A profissão de administrador foi regulamentada no Brasil pela Lei nº 4.769/65, que estabeleceu a necessidade do registro nos CRAs para o exercício profissional. Mas o ensino de Administração teve início em 1952.