Para acessar o Portal Acadêmico, escolha:

Professores podem recuperar a senha na secretaria da Faculdade Unicampo

Esqueci minha senha

Carregando, por favor aguarde...

CPF de aluno não encontrado, por favor verifique e tente novamente.

Voltar

Seus dados de acesso foram enviados para o seguinte e-mail:

Caso este não seja o seu e-mail clique aqui e nos informe os dados corretos

A FACULDADE QUE UNE TALENTOS

Unicampo Notícias

Cerimônia da Lâmpada e do Jaleco na Faculdade Unicampo

 Cerimônia da Lâmpada e do Jaleco na Faculdade Unicampo

Realizado na faculdade Unicampo pelo curso de Enfermagem. O evento reuniu acadêmicos, docentes, familiares, representantes da direção da instituição de ensino e convidados.

Na cerimônia, acadêmicos do oitavo e último período do curso de Enfermagem passaram as mãos de acadêmicos do sexto e sétimo períodos os símbolos do cuidado em enfermagem: a lâmpada e o jaleco.

Os vários oradores destacaram a origem e significados do rito, a relevância da profissão para a sociedade e o amplo campo de atuação profissional. O cerimonial incluiu homenagens e uma mensagem ecumênica proferida pelo pastor Mailson Henrique da Silva.

Origem:

Conhecida como a “mãe da enfermagem moderna”, a enfermeira Florence Nightingale impulsionou a arte de cuidar para o campo das profissões, qualificando o cuidado prestado a feridos e doentes, hospitalizados ou não. Na Guerra da Crimeia, entre 1853 e 1856, no sul da Rússia, durante a noite, ela visitava os feridos levando uma lanterna para iluminar seus passos nos longos corredores dos hospitais de campanha.

O efeito da luz, além de possibilitar a atenta observação, aplacava a dor e solidão dos feridos, animando-os na luta contínua pela vida. Por essas rondas noturnas, a “mãe da enfermagem moderna” ficou conhecida como a Dama da Lâmpada.

Neste mesmo sentido, de promover luz perante os cuidados dos enfermos, a simbólica cerimônia ganhou espaço nos cursos de Enfermagem mundo afora. O jaleco, por sua vez, utilizado inclusive pelos profissionais de Enfermagem – e também de outras profissões - representa os ideais de higiene, cuidado e limpeza, essenciais para a assistência em saúde.

Notícias Relacionadas

Receba a
Unicampo Notícias

Carregando...
Indique seu amigo