Nesta segunda-feira, 22, a Faculdade União de Campo Mourão (Unicampo) abriu a Jornada Acadêmica 2011 com a palestra ‘Iniciação Científica’, com o professor Tarcísio Miguel Teixeira, do Instituto Federal do Paraná (IFPR), no centro de eventos Allure. Estudantes e professores dos cursos de Enfermagem, Gestão de Cooperativas, Gestão Comercial, Serviço Social e Psicologia estiveram presentes no evento.
Na ocasião, a diretora da Unicampo, Rosimar Machado, ressaltou a importância da Jornada Acadêmica. “É uma complementação na formação acadêmica, uma possibilidade de conhecer profissionais de diversas áreas que agregam conhecimento aos cursos”, afirmou. O professor Marco Antonio Facione Berbel, da Coordenação de Pesquisa, Extensão e Responsabilidade Social (Copers), falou sobre a nova coordenação e da perspectiva dos estudantes desenvolverem pesquisas. “Vamos estruturar os trabalhos referentes à pesquisa, lembrando que ela deve ser voltada para a comunidade”.
Durante a palestra, o ministrante chamou a atenção para o tema, desmistificando o conceito de cientista e do fazer ciência. “O cientista está de olho na comunidade, nos problemas, e apresenta soluções”, explicou, afirmando que todos são capazes de desenvolver pesquisa. Ainda, Teixeira apresentou dados dos investimentos em ciência das universidades brasileiras, comparando-as com as de outros países.
O evento contou também com o grupo “Só ares e a rapa”, apresentando o projeto cultural “Música, Poema e Cidadania”, que interagiu com os professores e estudantes e trouxe algumas reflexões ao público.
A Jornada
A Jornada Acadêmica prossegue durante os próximos dois dias, oferecendo aos alunos palestras e minicursos com profissionais e professores de universidades e empresas renomadas, específicos para cada curso. A programação completa do evento pode ser vista no site: www. faculdadeunicampo. edu. br/jornada