O assistente social Elias de Sousa Oliveira, professor da Faculdade União das Américas – Uniamérica, de Foz do Iguaçu, e diretor do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), esteve proferindo palestra para alunos do 5º período do curso de Serviço Social da Unicampo. O palestrante que é coordenador de Estágio Supervisionado da Uniamérica abordou a importância do estágio no processo de formação profissional.
O professor foi recebido pela coordenadora do Curso, Eunice Porcel Commacal, e estava acompanhado pela representante do Nucress em Campo Mourão, Edilene Alves Costa. Durante a palestra Elias citou a legislação vigente, como a Resolução do Conselho Federal de Serviço Social (Cfess) que regulamenta a supervisão de estágio no Serviço Social, a Lei, que dispõe sobre o estágio de estudantes em geral, e a Política Nacional de Estágio, editada pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss). Ele explica que, “não se deve superdimensionar nem reduzir o papel do estágio, e este momento da formação deve servir para expandir a relação ensino-aprendizagem, através do contato com a realidade, a partir do exercício profissional nos vários espaços sócio-ocupacionais”.
O assistente social instigou os acadêmicos à fazerem uma reflexão crítica, para construir alternativas a partir da política de onde se está intervindo. “É um momento de vivência entre a teoria e a realidade. É uma tarefa complexa. Para isso a relação entre supervisor acadêmico, supervisor de campo e alunos tem que estar muito bem resolvida, construída com postura crítica, leitura da realidade e respeito. É uma forma do acadêmico contribuir para a resignificação do espaço social onde vai atuar. Afinal é um exercício profissional que define destinos”, explica.