No dia 25 de maio, o Professor Paulo Ricci ministrou a palestra “Motivos para se manter bem em uma sociedade adoecida” na UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, representada em sua promoção pelo Psicólogo Fabrício Moura. Esta atividade encerra um projeto de atenção à saúde mental do acadêmico, realizado a partir de uma parceria entre a UTFPR e UNICLÍNICA.
Além da realização de atendimentos psicológicos, esta atividade contou com a realização de três momentos de reflexão sobre as condições de vida na contemporaneidade, sendo discutidos os temas de protagonismo feminino, juventude e vida, e adoecimento e possibilidades de manter-se bem. Este ciclo de trabalho é encerrado de maneira positiva, uma vez que pudemos perceber implicação dos acadêmicos assistidos, na construção de novas possibilidades de subjetivação e relações humanas em um tempo tão marcadamente atravessado pelo desamparo. Este elemento abre possibilidades para a continuidade da ação, sendo que ambas as Instituições estão trabalhando para a renovação desta parceria.
“Momentos como este nos dão fôlego para continuar no investimento de construção de uma vida mais próxima e carregada de sentimentos ternos” Destacou o Professor Paulo Ricci, ao analisar o trabalho realizado. O professor ainda manifesta seus agradecimentos a toda a equipe da UTFPR e UNICAMPO que colaborou para que esta atividade tivesse sucesso, aqui representadas: pelo psicólogo Fabrício Moura, proponente da ação, a Edna Golin Aires, pelo suporte técnico, a Annamaria Castilho pelo compromisso e manutenção do trabalho e as palestrantes: Lívia Brescansin e Monica Prado pelo apoio e despertar do pensamento.