Os alunos da sala de altas habilidades da Escola Gurilândia participaram de uma aula especial com a professora Andrea Barranco, da Faculdade Unicampo. A atividade é vista como um enriquecimento escolar e foi acompanhada pela coordenadora pedagógica da Instituição e professora da sala, Eliane Guadagnin Rais.
Na oportunidade, a professora Andrea Barranco ministrou uma aula de anatomia e fisiologia com apresentação de um coração de um bovino e um suíno para as crianças.
Há cinco anos a Secretaria Municipal de Educação realiza um trabalho diferenciado por meio das salas de recursos de Altas Habilidades/ Superdotação que funcionam na Escola Municipal Gurilândia e Escola Municipal Cidade Nova. Com as salas são beneficiados alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, encaminhados pelas escolas municipais, que foram avaliados por uma equipe multidisciplinar. Mais de 60 crianças já foram atendidas durante o período de funcionamento.
Os beneficiados apresentam notável desempenho e elevada potencialidade a partir de aspectos isolados ou combinados como capacidade intelectual geral, aptidão acadêmica especifica, pensamento criador ou produtivo, capacidade de liderança, talento especial para artes e capacidade motora.
As atividades fornecem enriquecimento curricular suplementar no contraturno, na área de interesse demonstrada pelo aluno de forma individual, sejam acadêmicas ou produtiva-criativa.
Crianças são notadas pelo seu potencial intelectual, artístico, esportivo e encaminhado para a escola. O período de avaliação na sala de altas habilidades é de 4 meses a um ano. A partir daí o aluno frequenta até o final do quinto ano, sendo encaminhado para as salas de Altas habilidades oferecidas pelo estado.
A professora da sala da Escola Gurilândia, Eliane Guadagnin Rais, falou sobre a sala. “Nós trabalhamos com o enriquecimento curricular, uma suplementação do que o aluno aprende na sala de aula. Fazemos projetos de pesquisa na área de interesse dessa criança, no qual é realizado levantamento científico e enriquecimento pela mediação do trabalho com vídeos, pesquisas, visitas pedagógicas aos espaços que atendem o projeto proposto para oferecer o desenvolvimento de aprendizagem e ainda, buscamos parcerias profissionais para o aperfeiçoamento do tema”.