Para acessar o Portal Acadêmico, escolha:

Professores podem recuperar a senha na secretaria da Faculdade Unicampo

Esqueci minha senha

Carregando, por favor aguarde...

CPF de aluno não encontrado, por favor verifique e tente novamente.

Voltar

Seus dados de acesso foram enviados para o seguinte e-mail:

Caso este não seja o seu e-mail clique aqui e nos informe os dados corretos

A FACULDADE QUE UNE TALENTOS

Unicampo Notícias

Ação de Conscientização Sobre O Transtorno Do Espectro Autista Foi Realizada na Faculdade Unicampo

Ação de Conscientização Sobre O Transtorno Do Espectro Autista Foi Realizada na Faculdade Unicampo

Dia 2 de Abril foi convencionado mundialmente como o dia de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), na ocasião, a cor azul representa a condição. O TEA caracteriza-se por alterações marcadas em três áreas durante o desenvolvimento da pessoa: comunicação, relacionamento social e interesses e comportamentos restritos. O espectro contempla uma série de transtornos do neurodesenvolvimento, assim sendo, não é uma deficiência, mas sim uma forma de desenvolvimento atípico.

A ação realizada envolveu a entrega de um panfleto com informações sobre o TEA e a distribuição de fitas azuis. O objetivo foi trazer informações breves sobre o que é o TEA para a população acadêmica, docentes e funcionários da Unicampo, para maior esclarecimento e aproximação deles com essa realidade. A confecção e a distribuição dos panfletos foi realizado pelos acadêmicos do projeto de extensão “Análise do Comportamento Aplicada (ABA): extensão universitária com casos de desenvolvimento atípico e outras demandas”. Segundo a acadêmica Beatriz de Quadros, integrante do projeto, “foi um evento muito importante de se realizar por que abrange mais do que as pessoas do curso de Psicologia. Atinge toda a comunidade acadêmica”. A acadêmica Graziele Rodrigues Carneiro acrescenta que “É essencial que atividades assim sejam realizadas, visto que o número de diagnósticos de TEA tem crescido muito nos últimos anos. O interesse de todos, sobretudo dos outros cursos de graduação foi, sem dúvida, muito gratificante, mostrando que cumprimos nosso objetivo de divulgar a causa e compartilhar informações, ajudando assim as pessoas que por ventura tenham contato com alguém no espectro.”

O projeto desenvolve ações voltadas para o diagnóstico e acompanhamento psicológico de pessoas com TEA, acompanhamento psicológico e orientações aos familiares, palestras, grupos de apoio a pais, dentre outras ações. Atualmente o projeto conta com seis acadêmicos, duas egressas voluntárias e a supervisora. A Psicóloga e egressa, Everlaine Costa Lima, comenta que “É muito incentivador e gratificante poder continuar no Projeto de Extensão Análise do Comportamento Aplicada (ABA), após a conclusão do curso de Psicologia, atuando agora como egressa voluntariamente, fazendo o bem na vida das pessoas que chegam até a UNICLÍNICA necessitando de atendimento tanto ao indivíduo dentro da condição Espectro Autista como seus familiares que precisam desse acolhimento e auxílio para lidar com as adaptações necessárias ao contexto familiar. Sinto-me lisonjeada por fazer parte da família UNICAMPO, além de profissionais altamente capacitados, atenciosos com a comunidade acadêmica, fazem a diferença na vida das pessoas que por nela passam”.

As pessoas que têm interesse no projeto podem obter mais informações pelos contatos da Uniclínica – Unidade Serviço Escola de Psicologia da Faculdade Unicampo: 3016-7120 e 99748-0909 e-mail: [email protected]

Notícias Relacionadas

Receba a
Unicampo Notícias

Carregando...
Indique seu amigo