No dia 21 de setembro, o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade Unicampo, Paulo Ricci, ministrou uma palestra intitulada “Suicídio: o ponto final?” no Hospital Santa Casa de Campo Mourão. Tal iniciativa compõe as ações realizadas pelo Comitê Intersetorial de Saúde Mental de Campo Mourão, do qual o professor participa em representação à Psicologia da Unicampo.
O objetivo do comitê é de abordar assuntos relativos à Saúde Mental fortalecendo o trabalho em rede no município de Campo Mourão. As ações do comitê iniciaram no mês de maio de 2014 e possuem diferentes representações, entre elas: Secretarias Municipais, Representações Estaduais e Federais e demais entidades.
Neste mês, a ação do Comitê foi referente ao Setembro Amarelo, que é uma organização para a conscientização da população ao tema do suicídio, problema de saúde pública. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, no mundo, acontece um suicídio a cada 40 segundos, sendo que mais de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano. Em 2012, no Brasil, foram registrados 11.821 casos. A importância de se discutir o tema é função da preservação da vida do sujeito e prevenir o sofrimento das pessoas que o cercam.
“Precisamos falar sobre suicídio e saber que o suicida não deseja acabar com a própria vida, mas sim aliviar seu sofrimento. Nesse sentido, o espaço da fala oferece ajuda, uma vez que abre outras possibilidades para o enfrentamento das dificuldades que a existência coloca a cada pessoa.” Disse o Prof. Paulo Ricci.